Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Uma das maiores perguntas da humanidade é: o que é a vida verdadeira? Muitos confundem vida com existência, sucesso, saúde ou bens materiais. Contudo, a Bíblia afirma que é possível estar vivo biologicamente e, ainda assim, estar morto espiritualmente.
O apóstolo João escreve sua primeira epístola para combater falsas doutrinas e para oferecer certeza aos crentes. Ele não trabalha com probabilidades, mas com afirmações absolutas. Em 1 João 5:12, ele apresenta uma das declarações mais diretas e exclusivas do Novo Testamento: a vida eterna não é um conceito filosófico utópico, ela é experimentada em Cristo.
Este texto não deixa espaço para neutralidade. Ou o homem tem o Filho, ou não tem a vida.
Esse verso nos ensina que a vida verdadeira, eterna e abundante está exclusivamente em Jesus Cristo, e que fora d'Ele não há vida espiritual.
A vida eterna, em sua plenitude, é algo que se espera para o futuro, mas uma vida abundante em Cristo é uma realidade para o presente, para quem possui o Filho.
Jesus recebeu de Deus, o Pai, o poder de ter a vida em Si mesmo (João 5.26), não para usufruir dela egocentricamente, mas para compartilhar com todos os Seus irmãos (João 20.17), para que eles também pudessem experimentar ter a vida em si mesmos (João 6.53).
A vida é uma consequência de possuir o Filho de Deus, Jesus, o Cristo, como exemplo, modelo e padrão de justiça, passando a imitá-Lo em todos os aspectos da vida. João não diz “quem fala d'Ele”, “quem admira Ele” ou “quem ouviu falar sobre Ele”, mas quem O tem. Em João 1:12, lemos: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (…)”.
Ter o Filho é recebê-Lo pela fé, em relacionamento pessoal, para aprender com Ele a ser filho obediente ao Pai. Vida espiritual não vem de religiosidades tradicionais, mas de relacionamento. A vida começa quando Cristo habita no coração. A vida não está em saber quem Cristo é, mas em tê-Lo dentro de si.
A vida em Cristo é presente e contínua. O texto afirma: “(…) tem a vida (...)”. O verbo está no presente: tem agora, não apenas no futuro. A vida eterna começa no momento da conversão. O cristão vive uma nova realidade hoje. A vida em Cristo transforma o presente, não só o destino eterno. Quem tem o Filho não espera a vida, já vive nela agora.
A vida em Cristo é completa. A vida que Cristo dá não é parcial, é plena. Nada precisa ser acrescentado à vida que Cristo oferece. Não precisamos buscar complementos espirituais fora de Cristo. A plenitude da vida está n'Ele. Afinal, um copo cheio não comporta mais nada. A vida em Cristo não é incompleta, é plenamente suficiente.
Sem Cristo, não existe vida espiritual, independentemente de religião ou moralidade. João apresenta uma verdade absoluta, sem alternativas. O texto diz: “(...) quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” Não há meio-termo no ensino de João. Cristo é o único caminho para a vida (João 14.6). Rejeitar o Filho é rejeitar a vida. Sem o Filho, não há vida, apenas uma breve existência.
Religião sem Cristo não gera vida. O contexto das falsas doutrinas combatidas por João nos ensina que havia falsos mestres que falavam de Deus, mas negavam o Filho. Ora, negar o Filho é negar o próprio Pai que O enviou (1 João 2.23). Atividades religiosas não substituem Cristo. Vida espiritual não nasce de rituais.
A ausência da vida em Cristo produz morte espiritual. Sem Cristo, o homem está espiritualmente morto. A urgência da salvação é real. Vida espiritual só nasce pela fé em Cristo. Um corpo sem vida não responde a estímulos. Onde Cristo não reina, a morte espiritual domina.
Deus deseja que Seus filhos tenham plena certeza da vida eterna em Cristo. A vida é confirmada pelo testemunho de Deus, o Pai. A salvação não depende de sentimentos, mas do testemunho divino. Deus testificou acerca do Seu Filho. Nossa segurança está na Palavra de Deus. A certeza da vida não vem do coração, mas da Palavra de Deus.
A vida em Cristo produz segurança espiritual. João escreve para sabermos que temos a vida eterna. Deus não quer crentes inseguros. A certeza fortalece a fé e a obediência. Quem tem o Filho vive seguro da vida eterna.
1 João 5:12 nos coloca diante de uma verdade inegociável: ter o Filho é ter a vida; não ter o Filho é não ter a vida.
Hoje, Deus não pergunta o quanto você sabe, mas se você tem o Filho. Ter religião não é suficiente. Ter reputação moral não é suficiente. Ter o Filho é vital. Quem tem Jesus tem a vida; quem perde Jesus perde tudo.
Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.

