Voltar para a lista

Devocional

Obras Da Lei E Livro Da Lei

Por Fábio Amaro

16 de setembro de 2025

Obras Da Lei E  Livro Da Lei

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

A carta aos Gálatas é um brado contra o legalismo que prende os homens às "religiosidades" impedindo-os de experimentarem a espiritualidade de Cristo.

Os falsos mestres de antigamente ensinavam que a fé em Cristo não era suficiente, que era necessário considerar "as obras da lei", que Paulo claramente menciona, como ponto primordial para a justificação e salvação.

Os falsos mestres da atualidade ensinam que a lei de Deus não deve ser mais observada, porque passou a ser uma maldição, interpretando equivocadamente para o outro extremo da visão legal e correta da verdade. Paulo não fala que estão debaixo de maldição os que são da "lei", mas os que são das "obras da lei", duas coisas distintas.

Maldito é todo aquele que não observar todas as coisas que estão escritas no livro da lei. Isso é o que ensina claramente o apóstolo Paulo.

Paulo, inspirado pelo espírito de Cristo, responde com firmeza àqueles que confiavam nas suas obras por obedecer à lei por legalismo e não por fé, por aparência e não por convicção do fundo do coração, no espírito. Paulo não combate a lei, mas os legalistas.

Confiar nos próprios esforços como mérito para se tornar justo é um equívoco que conduz o religioso à maldição, por ignorar a graça salvífica que vem apenas de Deus e não do homem. 

Por que as obras da lei, ou fruto da obediência legalista do religioso, são como uma maldição para Deus?

O legalismo é maldito, porque ensina que a justificação e a salvação podem ser conquistadas pelo esforço do homem pecador. O SENHOR disse ao profeta Jeremias: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor.” (Jr 17.5).

As obras da lei, fruto do legalismo religioso das aparências, não atendem às exigências da justiça para a justificação. Tentar ser salvo pelas obras da lei sem fé é como tentar nadar segurando uma pedra. O legalismo é a estrada bonita que termina em abismo.

A lei tem o objetivo de revelar o pecado, lançando luz sobre o erro e a verdade, para que o homem escolha o certo e evite o erro. Romanos 3:20: “pela lei vem o conhecimento do pecado”. A função da lei é mostrar a maldade do pecado, apontar o caminho seguro e levar o homem a Cristo (Gl 3.24).

As obras da lei conduzem o homem à maldição, pois a lei ou escritura é luz para que o homem execute a vontade de Deus. Sem a observação de toda a vontade de Deus, descrita na Escritura (Lei - Torah), o homem também se torna um maldito. (Gl 3.10).

Todo homem que confia em sua própria justiça está condenado, mas o homem que obedece à lei (Escritura), está obedecendo a Deus, torna-se bendito. Quem obedece transfere responsabilidade. Quem obedece a Deus transfere para ELE a condução, na verdade, e a salvação.

Os cristãos, sob a influência dos judeus legalistas, que poderiam estar ignorando a doutrina de Cristo na Galácia, recebem do apóstolo Paulo o verdadeiro equilíbrio sobre o devido papel da lei em contraste com o legalismo.

Para Paulo, a lei não era maldição, e sim: "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." (Rm 7.12). Jamais algo santo, justo e bom pode ser confundido com maldição. Do contrário, Paulo estaria criando a maior contradição bíblica.

Segundo Gálatas 3.10, maldição é: (1) viver pelas obras da lei (legalismo) e (2) não permanecer em todas as orientações que estão escritas no livro da lei. Essa é a mensagem descrita no seu óbvio sentido pelo apóstolo Paulo. Qualquer interpretação diferente disso, é alterar a mensagem original.

Gálatas 3:10 nos mostra a dura realidade do legalismo religioso, que era alvo das duras críticas de Paulo. A lei ou a Palavra escrita existem para revelar o pecado, prevenindo o homem para não errar. As obras do legalismo conduzem o homem à maldição. Todo religioso que vive de aparência, sem um espírito de fidelidade, é um maldito para Deus.

O legalismo religioso ou as religiosidades desprovidas do espírito nos colocam debaixo de maldição, mas a obediência à Palavra de Deus, pela fé, nos coloca debaixo da graça.

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.