Voltar para a lista

Devocional

Por Em Prática

Por Fábio Amaro

17 de junho de 2025

Por Em Prática

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

O cristão genuíno, verdadeiramente convertido ao Senhor Jesus, pelo conhecimento do evangelho do reino, deve ser reconhecido por várias características positivas em sua vida.

Jesus chamou essas características ou virtudes de frutos: "A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. [...] Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!" (Mt 7.18 e 20).

O cristão genuíno é como a boa árvore. Uma dessas virtudes, vistas e admiradas por todos, até pelos incrédulos, é colocar em prática tudo aquilo que aprende de forma imediata, sem procrastinação ou medo de quebrar paradigmas.

Diferentemente das pessoas que não têm o ânimo e a coragem recebidos pela presença do espírito de Cristo em sua vida, o cristão não tem medo da mudança e nem de deixar a sua zona de conforto, para experimentar a boa vontade de Deus em sua vida.

A resistência à aplicação do conhecimento assimilado faz com que o indivíduo seja uma pessoa  teórica, mas sem prática. Os teóricos nunca obterão a autoridade daquilo que defendem e acreditam sem que comprovem por meio de ações práticas.

O apóstolo Paulo faz esse importante destaque na carta aos irmãos da igreja de Cristo em Filipos. O apóstolo dos gentios enfatiza que os filipenses haviam aprendido a verdade, recebendo-a em seus corações e pondo em prática o aprendizado.

O aprendizado colocado em prática, destacado por Paulo em sua carta, ocorreu mediante aquilo que eles ouviram do santo evangelho e viram na prática o evangelho sendo executado na vida do apóstolo dos gentios.

Eles foram agraciados com a instrução e com o ensino ao mesmo tempo, porque Cristo lhes enviou um homem escolhido e consagrado, cheio do Seu santo espírito para lhes presentear com a riqueza das boas novas da salvação.

A professa igreja de Cristo no presente século, em sua maioria, tem dado testemunho de ser uma árvore sem bons frutos espirituais. Temos observado muito conhecimento teórico e quase nenhuma prática.

Essa igreja é tão cheia de conhecimentos teóricos que se acha rica de sua própria "sabedoria" e é denunciada pelas páginas proféticas, pois não consegue enxergar em si mesma a desgraça que se tornou:

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" (Ap 3.17).

Com a boca confessa que sabe muito, mas a falta de atitudes simples e práticas para com o seu próximo e para com o Deus que confessa servir e adorar é uma confissão de culpa e um atestado de incompetência de um servo incapaz.

O Senhor Jesus Cristo não exigiu que cada um de seus servos buscasse um título de doutor em teologia, devidamente certificado pelas academias das instituições religiosas. Ele pediu coisas simples para que pessoas simples as colocassem em prática.

Hoje, na era da informação e do conhecimento, os professos cristãos estão tão cheios de informações que sofrem de refluxo do conhecimento, mas a prática dos ensinos básicos de Cristo é a grande prova de que a maioria não passa de teóricos. Sejam praticantes e não apenas teóricos. 

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.