Voltar para a lista

Devocional

Um Vaso Escolhido

Por Fábio Amaro

17 de agosto de 2025

Um Vaso Escolhido

Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.

Deus escolhe e molda Seus servos como vasos para um propósito glorioso, mesmo quando os caminhos humanos parecem impossíveis de redimir.

Somente o poder de Deus pode transformar instrumentos de destruição em instrumentos de salvação. Saulo de Tarso era temido, violento e religioso ao extremo, até ser interceptado pela graça divina.

Em Atos 9.15, encontramos a resposta de Deus ao temor de Ananias diante do chamado para ir ao encontro do grande algoz dos seguidores de Cristo: "(...) este é para mim um vaso escolhido, (...)". Paulo seria um vaso de honra, onde o Senhor colocaria nele o Seu santo espírito.

Deus não vê como o homem vê. Ananias via apenas um homem violento sem o espírito do Altíssimo, mas a mente onisciente do Eterno Deus enxergou um apóstolo e um instrumento poderoso nas mãos do Seu Filho. ELE chama. ELE transforma. ELE envia.

Quantas vezes julgamos alguém como caso perdido? Este texto nos desperta para uma verdade sobre o poder da atuação da graça de Deus nas vidas das pessoas: Deus escolhe seus vasos, molda-os e os usa para os Seus propósitos soberanos.

"(...) este é para mim um vaso escolhido, (...)". A escolha divina não é baseada no mérito humano, mas leva em consideração o que o poder de Deus pode fazer na vida do escolhido. Saulo não era um candidato óbvio ao ministério cristão. Ele respirava ameaças (At 9.1), mas Deus o escolheu. A eleição divina vem de um plano eterno (Ef 1.4-5), não de nossos feitos (Rm 9.15-16).

Imagine um oleiro escolhendo um pedaço de barro manchado e rachado para fazer sua obra-prima. Aos olhos de outros oleiros, é rejeitado. Mas o grande Oleiro vê o potencial. Assim é Deus. Deus não escolhe os capacitados, ELE capacita os escolhidos.

Todavia, Deus impõe uma condição para a escolha: é necessário haver transformação radical. A imagem do "vaso" implica moldagem. Saulo foi derrubado, cegado, humilhado e transformado. Deus não apenas escolhe, ELE molda.

A escolha também implica em propósito específico, dentro da obra santa de reconciliação e salvação do homem: "(...) para levar o meu nome (...)". Deus não escolheu Saulo para ser um espectador, mas um proclamador. A eleição divina é sempre missional. Não fomos chamados para ficar parados, mas para proclamar o nome do Senhor em todo lugar.

Um instrumento afinado não é feito para ficar guardado. É feito para tocar. O Senhor afinou você para anunciar o Seu amor e justiça ao mundo. Somos vasos escolhidos não para a estante, mas para o serviço. 

"(...) para levar o meu nome diante dos gentios, (...)". A primeira missão de Paulo era aos gentios, os não judeus. Uma missão revolucionária, quebrando muros étnicos, culturais e religiosos (Ef 2.14). Deus pode estar chamando você para atravessar fronteiras geográficas, emocionais ou tradições religiosas não inspiradas. Esteja pronto para ir.

Paulo testemunhou diante de reis como Agripa e governadores como Félix. Enfrentou o poder dos homens com ousadia (Atos 26). Talvez sua missão envolva enfrentar autoridades, líderes religiosos ou situações difíceis. A coragem vem de saber que você é enviado por Cristo. O vaso de Deus fala com coragem onde muitos se calam por medo.

"(...) e dos filhos de Israel." Apesar de seu chamado ser direcionado aos gentios, prioritariamente, Paulo nunca deixou de amar seus irmãos judeus (Rm 9.1-3). Ele ia às sinagogas primeiro (At 13.5). Isso nos revela que nunca devemos abandonar os nossos irmãos de sangue e compatriotas. Comece a missão em casa, na família, nos seus.

Saulo era um perseguidor. Deus o fez apóstolo. Isso nos ensina que Deus vê potencial onde os homens veem fim. Se Ele pôde transformar Saulo em vaso escolhido, Ele pode fazer o mesmo com você. A pergunta que fica é: você está disposto a ser moldado? A ir onde Ele mandar? A sofrer, se necessário, por amor ao Seu nome?

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.